terça-feira, 1 de agosto de 2017

O Deus que guia Seu Povo - Parte I

O Deus que guia Seu povo





Israel tinha saído do Egito, mas ainda não tinha cruzado o Mar Vermelho.

Deus guia Seu povo.
Deus tem uma direção pra você.

Cada vez que você não segue a direção de Deus, há um atrazo no projeto divino para sua vida.
Quem decide, quem guia seu coração? Deus, você, pessoas, sentimentos, influências, circunstâncias?

Deixe Deus guiar você.
Segure a mão dEle.

Êxodo 13:17-22
17 Tendo Faraó deixado ir o povo, Deus não o levou pelo caminho da terra dos filisteus, posto que mais perto, pois disse: Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra, e torne ao Egito.
18 Porém Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto perto do mar Vermelho; e, arregimentados, subiram os filhos de Israel do Egito. 
19 Também levou Moisés consigo os ossos de José, pois havia este feito os filhos de Israel jurarem solenemente, dizendo: Certamente, Deus vos visitará; daqui, pois, levai convosco os meus ossos. 
20 Tendo, pois, partido de Sucote, acamparam-se em Etã, à entrada do deserto. 
21 O SENHOR ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. 
22 Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.

  1. A LIBERTAÇÃO DE DEUS PARA SEU POVO

O Deus que guia, é o que que primeiro liberta

Êxodo 13:17
Tendo Faraó deixado ir o povo, Deus não o levou pelo caminho da terra dos filisteus, posto que mais perto, pois disse: Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra, e torne ao Egito.

Não foi Faraó que libertou; foi Deus. Deus tocou em Faraó para que ele deixasse ir o povo.

Deus não chamou você para viver escravo.

Quais são as correntes que prendem você?
Nas áreas de sua alma
Nas áreas de seu espirito
Nas áreas de seu corpo

Na Babilônia, Israel estava “preso" e não podiam cantar a Deus.

Salmos 137
1 Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião. 
2 Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas harpas, 
3 pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores, que fôssemos alegres, dizendo: Entoai-nos algum dos cânticos de Sião. 
4 Como, porém, haveríamos de entoar o canto do SENHOR em terra estranha? 
5 Se eu de ti me esquecer, ó Jerusalém, que se resseque a minha mão direita. 
6 Apegue-se-me a língua ao paladar, se me não lembrar de ti, se não preferir eu Jerusalém à minha maior alegria. 
7 Contra os filhos de Edom, lembra-te, SENHOR, do dia de Jerusalém, pois diziam: Arrasai, arrasai-a, até aos fundamentos. 
8 Filha da Babilônia, que hás de ser destruída, feliz aquele que te der o pago do mal que nos fizeste. 
9 Feliz aquele que pegar teus filhos e esmagá-los contra a pedra.

Império e Reino

Império impõe e te escraviza
Reino te cobre, protege e ampara e te deixa livre para submeter-se

Colossenses 1:13
Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,

Paulo foi liberto da escravidão do pecado e escolheu abrir mão de seu “livre arbítrio” e se tornou escravo do Senhor Jesus. Como? Abrir mão de seu livre arbítrio? Sim. Você está disposto a isso?

Em todas suas cartas, ele se apresentou como escravo do Senhor Jesus Cristo.
Em 3 cartas = escravo
Em 1 carta = prisioneiro
Em 9 cartas = Senhor Jesus

Paulo foi liberto por Jesus do império das trevas e voluntariamente se submeteu ao senhorio de Cristo.

SERVO PAULO

"servo"δουλος doulos 
escravo, servo, homem de condição servil 
um escravo

metáfora: alguém que se rende a vontade de outro

Romanos 1:1
Paulo, servo do Senhor Jesus Cristo, …

Filipenses 1:1
Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, …

Tito 1:1
Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, …

"prisioneiro" = δεσμιος desmios 
amarrado, em grilhões, cativo, prisioneiro

Filemón 1:1
1 Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, …
3 graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

SENHOR JESUS

"Senhor" = κυριος kurios de kuros (supremacia)

* aquele a quem uma pessoa ou coisas pertence
* sobre o qual ele tem o poder de decisão; mestre, senhor
* o que possue e dispõe de algo
* proprietário; alguém que tem o controle da pessoa, o mestre
* no estado: o soberano, príncipe, chefe, o imperador romano
* é um título de honra, que expressa respeito e reverência e com o qual servos tratavam seus senhores
* título dado: a Deus, ao Messias

1 Coríntios 1:2, 3
2…, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: 
3 graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

2 Coríntios 1:2
graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Gálatas 1:3
graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do [nosso] Senhor Jesus Cristo,

Efésios 1:2
graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Colessenses 1:3
Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós,

1 Tessalonicenses 1:1
Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros.

2 Tessalonicenses 1:1, 2
1 Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses , em Deus, nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo, 
2 graça e paz a vós outros, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.

1 Timóteo 1:1, 2
1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, 
2 a Timóteo, verdadeiro filho na fé, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.

2 Timóteo 1:1, 2
1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus, 
2 ao amado filho Timóteo, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.

Paulo foi liberto das correntes do pecado e foi atraído pelas cordas do amor de Deus

Oséias 11:1-4
1 Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho. 
2 Quanto mais eu os chamava, tanto mais se iam da minha presença; sacrificavam a baalins e queimavam incenso às imagens de escultura. 
3 Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomei-os nos meus braços, mas não atinaram que eu os curava. 
4 Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas e me inclinei para dar-lhes de comer.

CRISTO NOS LIBERTA

Isaías 61:1-3
1 O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados
2 a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram 
3 e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.

Lucas 4:
16 Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. 
17 Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito: 
18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, 
19 e apregoar o ano aceitável do Senhor. 
20 Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele. 
21 Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir.

João 8:32, 36
31 Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; 
32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

João 8:36
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

João 14:6
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Os judeus conheciam o Tabernáculo e sabiam que nele havia três portas, as quais chamavam a porta do átrio de o caminho, a porta do Lugar Santo de a Verdade e o Santo dos Santos de a  vida. 




Escravo da orelha furada (Paulo decidiu ser isso e você)

Não sirvo a Deus por obrigação, mas por amor

Lei acerca dos escravos

O regime de escravidão no mundo hebreu, existia por dois principais motivos: pobreza extrema e dívidas.


Êxodo 21:1-6
1 São estes os estatutos que lhes proporás: 
2 Se comprares um escravo hebreu, seis anos servirá; mas, ao sétimo, sairá forro, de graça. 

"sétimo" = PERÍODO DE SHEMITÁ (literalmente “libertação”, também chamado de Ano Sabático, é o sétimo ano do ciclo de sete anos da agricultura ordenado pela Torá para o povo de Israel).

3 Se entrou solteiro, sozinho sairá; se era homem casado, com ele sairá sua mulher. 
4 Se o seu senhor lhe der mulher, e ela der à luz filhos e filhas, a mulher e seus filhos serão do seu senhor, e ele sairá sozinho. 
5 Porém, se o escravo expressamente disser: Eu amo meu senhor, minha mulher e meus filhos, não quero sair forro.

Isso significa: 
* Abrir mão para sempre do direito de escolha.
* Entregar meu livre arbítrio ao Senhor para sempre.
* Reconhecer que com Ele, obtive muito (mulher, filhos, família, bens. Perdão, vida, etc.).

6 Então, o seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta ou à ombreira, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.

Escravos de orelha furada simbolizavam uma união de serviço e amor.

Se tornava visível sem precisar falar nada. Todos podiam ver a orelha furada e saber o significado.

Sou livre por Cristo e decido com o livre arbitrio que tenho em servir ao Senhor Jesus

Um escravo de orelha furada, se tornava amigo de seu senhor.

Já nao os chamareis servos, mas amigos

João 15:15
Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.

O Deus que guia é o Deus que liberta!

Primeiro Deus te liberta e então te guia.

JLS




A Felicidade da Misericórdia

Clique aqui para ouvir essa mensagem